O IDEN é uma tecnologia de comunicação via-única desenvolvida pela Motorola que oferece aos usuários uma conversa instantânea igual a um walkie talkie. Os telefones que usam esta tecnologia precisam atender especificações de uso e aplicativos, pois são geralmente utilizados em construções e indústrias. Por esse motivo a Nextel, empresa licenciada a utilizar a tecnologia no Brasil, disponibiliza o serviço apenas para empresas e pessoas físicas que necessitam de uma forma rápida para comunicação.
Nos últimos anos com o crescimento da demanda por smartphones, principalmente com a entrada dos Iphones da Aple que adicionaram agilidade e mobilidade às grandes empresas e ao usuário comum, criou-se um "BOOM" de desenvolvimento das grandes empresas de comunicação para atender ao mercado. A Motorola não poderia deixar de aderir e desenvolveu o i1 para os usuários Nextel.
Quem me conhece sabe que sou um aficionado por tecnologia e um Hard User de smartphones. Migrei pra Nextel por contar com um plano de dados ilimitado, o que me permitia ficar 24hrs conectado na rede internacional.
Meu primeiro telefone Nextel não poderia ser outro além do Blackberry 8350i e após 1 ano troquei por este telefone que possui o novo OS do Google. O objetivo deste review é apresentar, do ponto de vista de um usuário comum, o novo telefone da Motorola e, quando possível, comparar com o 8350i da RIM.
Carcaça
Segundo o próprio site da Motorola o i1 foi construído de acordo com a especificação militar 810F. A Rugged Construction é certificada para resistir a chuva com vento, poeira, choque, vibração, extremos de temperatura, baixa pressão, maresia, umidade e radiação solar.
O aparelho pesa 131gr e dimensões de 58 x 118 x 12.8 mm. O design é bem bonito e clean. É fácil notar que os engenheiros da Motorola decidiram criar um aparelho resistente às diversas condições, já imaginando o público-alvo da tecnologia IDEN. Ela parece ser feito de um material bem rígido, com um material emborrachado na parte superior e inferior.
A lateral esquerda possui botão para o push-to-talk e os botões de volume. A lateral direita temos a entrada micro USB, o botão fotografia e a trava da tampa traseira. Na parte superior temos o Headset Jack de 2.5mm e o botão trava tela. O painel traseiro (tampa) é de um tom grafite e conseguimos ver a lente da Câmera e o flash, o logo Motorola estampado em prata e o logo da Nextel gravado. O painel frontal nós vemos a tela TFT de 3,1 polegadas (320 x 480), além dos botões ligar, fim e o círculo direcional. Temos também 4 botões touch: Menu, tela inicial, voltar e alto falante.
Ao removermos a tampa, vemos a bateria e os slots para o cartão de memória e o chip SIM.
Bateria e Cartão de Memória
A bateria é de 1400 mAh Li Íon, com duração de 210 min de conversa contínua ou 100 horas em standby (segundo a Motorola), mas como todos nós sabemos, smartphones não duram muito na mão de heavy users e em testes a full time utilizando aplicativos simultaneamente a bateria durou cerca de 4 horas
O recarregador da bateria é o próprio cabo de conexão USBàPC que vem com um adaptador para ligar a USB na rede elétrica. Nesse quesito o blackberry ainda é insuperável pois a fonte possui diversos adaptadores pra muitos padrões, o que é ideal pra quem viaja muito a negócios.
Tela
A tela é perfeita, muito próxima ao do IPhone. Ela é de toque e não de "aperto" como em muitos smartphones com a tecnologia touch como os da Nokia ou aqueles que tem que usar canetinha.
A sensibilidade é tanta que de vez em quando ocorrem toques involuntários. Basta apenas um leve toque na tela para arrastar, clicar, mover, etc.
De inicio é muito complicado usar o teclado virtual, praticamente impossível teclar com o telefone na vertical. Já na horizontal o numero de erros é mínimo. Ponto forte pro Blackberry nesse quesito devido ao seu teclado QWERT físico.
O telefone possui 3 métodos de entrada: QWERT (layout de PC), XT9 (auto-completar) e Swype (arrastar). Os dois primeiros já são bem conhecidos por todos, este último a Motorola resolveu equipar o i1 para auxiliar a digitação no teclado virtual. É bem legal e interessante seu funcionamento, mas requer certa prática. Basta traçar uma linha entre as letras que o sistema automaticamente insere a palavra.
OS
A grande vantagem de ter um celular com sistema operacional do Google é a já conhecida integração entre todos os aplicativos google.
A grande preocupação de todos os donos de celular é não perder seus valiosos contatos quando pretende adquirir um celular novo. Eu mesmo tive alguns problemas para passar meus contatos do Blackberry para o i1, então resolvi começar do zero e usar o Google Acounts para gerir todos os meus contatos. Com a integração do Google com o Andróid, basta acessar o gmail, entrar em contatos e arrumar a casa. O celular automaticamente sincroniza com seu Google Contacts e mantém atualizado o seu catálogo de endereços.
Existem outros aplicativos google que já estão incorporados no Andróid como Latitude, Maps, Talk, Earth, Finance e Agenda, sendo sincronizados automaticamente.
A desvantagem do Andróid no i1 é a versão do OS que está na 1.5. O Google já desenvolveu a versão 2.2 e a Motorola ainda não previu quando terá atualização para o aparelho.
Outro grande problema no Andróid é o fato dos aplicativos não conterem uma opção de fechar após o uso, ficando nativo na memória. Após abrir muitos aplicativos, o sistema fica lento e é recomendado usar algum aplicativo que libere a memória. Após algumas pesquisas baixei o Advanced Task Killer e achei muito bom.
Neste ponto o i1 dá de mil a zero no Blackberry, pois este segundo possui muito poucas alternativas de aplicativos.
Conectividade
O i1 possui Stereo Bluetooth suportando os mais conhecidos perfis de sincronismo com fones, hardwares, TVs, etc.
Devido a baixa taxa de velocidade da Nextel, que ainda não possui 3G, a Motorola resolveu equipar os i1 com o Browser Opera Mini que possui um algorítimo que acelera o download de informações comprimindo os dados. Neste quesito não senti diferença entre a velocidade do i1 com o BlackBerry, porem, abrir uma página no Ópera Mini é muito mais atraente que no Browser nativo do BlackBerry.
A placa de rede Wi-fi possui padrão 802.11 b,g e fiquei muito satisfeito com o alcance e força do sinal.
Câmera
A câmera possui 5 mpx com flash de Led e diversos recursos encontrados em celulares, nada de novidade. Gostei muito do resultado das fotos. A comparação com o 8350i não é nem discutível, já que este possui uma câmera de 1.3 mpx sem flash. Ponto pro i1.
GPS / Acelerômetro / Magnetômetro
A localização é feita por GPS, triangulação entre as antenas da rede celular e triangulação entre Hotspots wi-fi. Em diversos aplicativos vemos recursos de Geotagging.
O acelerômetro, achei um pouco lento em comparação ao do IPhone, mas muito melhor que em outros smartphones.
O Magnetômetro é muito legal, porem, o único aplicativo que baixei até agora é a bússola digital que indica o norte e a localização exata através do GPS.
Nextel e pacote de dados
O plano de dados Nextel é ilimitado o que não me impede de ousar mais em minhas atividades Heavy User, porém, em comparação às outras operadoras a velocidade é mínima. Enquanto o 3G fica entre 200 e 300 kbps a da Nextel gira em torno de 30 kbps. Mas essa velocidade me atende, quem desejar algo mais rápido terá que mudar de operadora e ficar preso em algum plano de dados que necessite de controle de tráfego.
O push-to-talk é perfeito, tanto para ouvir quanto para falar é nítido. A foto da pessoa que fez contato fica presente na tela, bem como o nome.
SMS e Mail
O SMS funciona como um chat. Você envia para uma pessoa e a resposta entra na mesma janela, podendo ser novamente respondida e evitando centenas de tópicos desorganizados na janela. Bom pra quem se comunica com muitas pessoas por esse método.
Pode ser cadastrado até 10 contas de e-mail e 1 Exchange. As contas mais populares são configuradas automaticamente, porem, é permitido configurar manualmente tendo as configurações IMAP e POP3.
Player de música e vídeo
O player é bom e simples de usar. Aceita os formatos WMA, WMV, Macromedia Flash, MP3, WAV, MIDI, MP4. Um grande avanço em relação ao Blackberry.
Considerando que o Android é um sistema aberto, não duvido que surjam aplicativos que rodem outros formatos de arquivo com o DIVX / Xvid.
Aplicativos
A grande popularização do OS está ocasionando uma inundação de aplicativos para o usuário final e muitos podem ser encontrados no Android Market de graça.
Como sou viciado em Twitter (@riclem) instalei um aplicativo chamado Touiteur que eu recomendo por possuir, se não todos, a grande maioria dos recursos do twitter.
Senti falta de um programa em que possa ser feito anotações rápidas, ao estilo note pad, mas no Android Market você encontra muitos para essa finalidade.
O que não encontrei nada bom foi um aplicativo para MSN, já que a M$ não criou nenhuma versão para o sistema, mas assim como o notepad, você encontra muitas alternativas no Android Market.
Conclusão
É difícil comparar o i1 com o 8350i, ambos são excelentes aparelhos e a escolha deverá vir do utilizador. O Blackberry é muito bom para ambientes 100% corporativos, por possuírem plano de dados com segurança máxima para troca de informação. Já o i1 possui uma gama enorme de aplicativos voltado para entretenimento, informação e navegação.
Espero que eu tenha ajudado em suas escolhas!
UGA!