sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Telas Resistivas vs Telas Capacitivas

Esse é um assunto para várias discussões, inclusive já havia comentado com meu amigo Lefevre sobre as diferenças em relação ao seu Nokia N900 e meu Motorola I1.

Toda tela Touch-Screen recebe um tipo de classificação diferente. As duas mais conhecidas e utilizadas no Brasil são resistiva ou capacitiva.


Telas Resistivas

A tela resistiva é composta de camadas com diversos materiais, mas o que faz com que ela responda ao toque são duas finas camadas metálicas condutoras de eletricidade que são separadas por um espaço estreito. Quando algum objeto (como uma caneta ou dedo) pressiona a tela, as duas camadas metálicas se tocam e então o painel se comporta como um par de divisores de tensão (daí o nome resistivo), que provoca uma mudança na corrente elétrica da estrutura, o que permite que o controlador de processamento identifique qual a posição X-Y correspondente ao toque.



O grande contra destes tipos de tela é que elas sempre precisam ser calibradas, pois, devido ao desgaste do material, a tensão de referencia acaba variando. Telas deste tipo oferecem uma precisão de 80% em média.


Telas Capacitivas

Uma tela capacitiva consiste de um isolante elétrico como vidro, revestido com um condutor transparente, como óxido de índio-estanho (ITO). Este material acumula uma quantidade de energia elétrica, armazenada em si por uma determinada tensão e pela quantidade de corrente que o atravessa. Este efeito chama-se capacitância (daí o nome capacitivo). Quando um objeto condutor de eletricidade (como o nosso dedo) toca a tela, há troca imediata de elétrons entre a tela e o objeto, o que permite que o controlador de processamento identifique qual a posição X-Y correspondente ao toque.



A precisão deste tipo de tela é de quase 100% e não há a necessidade de serem calibradas.

-------------------------------------------------------------------

Espero que eu tenha ajudado a esclarecer as diferenças...
UGA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário